No penúltimo dia de outubro, a Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande realizou um emocionante encontro em homenagem às ações do Outubro Rosa. Médicos, pacientes e colaboradores do setor de oncologia do hospital se reuniram para um café da manhã especial, marcando o encerramento de uma série de atividades voltadas à conscientização sobre o câncer de mama.
O evento não só celebrou o comprometimento do hospital com a luta contra o câncer, mas também destacou a importância de parcerias que fortalecem essas ações. Entre os parceiros presentes estava a Equipe da Esperança, voluntários que servem à Santa Casa há mais de 30 anos, a ONG Amor a Vida, que distribui mantas e almofadas para pacientes oncológicos, proporcionando conforto e apoio em suas jornadas, e a Banda do Comando Militar do Oeste.
A solenidade, realizada na manhã de 30 de outubro, iniciou com uma emocionante oração conduzida pelo Padre Marcelo Tenório de Almeida, o Capelão da Santa Casa. Na sequência, a Banda do Comando Militar do Oeste presenteou os presentes com quatro belíssimas músicas, sob a regência do Sub Tenente Duarte.
O médico, Fabrício Colacino, chefe do serviço de oncologia da Santa Casa, sempre lembrado pelo seu comprometimento e liderança no suporte às ações de conscientização e prevenção ao câncer, esteve presente ao evento. Com sua esposa a médica Rafaela Siufi, também oncologista, Dr. Fabrício emocionou-se e comoveu os participantes em sua fala, ao lembrar daqueles que não estão presentes, como estavam nas ações do outubro rosa do ano passado. Ele falou da resiliência, da importância da conscientização de todos para a prevenção.
“A prevenção salva vidas, as chances de cura são infinitamente maiores quando se descobre a doença precocemente, façam seus exames, incentivem familiares, amigos a realizarem a mamografia, vamos levar a informação para mais e mais pessoas, isso é fundamental para a saúde de todos,” disse emocionado.
Dr. Fabrício reuniu toda sua equipe durante sua fala, agradeceu e pontuou a importância de cada um deles, enfatizando que sem a dedicação e o trabalho deles nada seria conquistado, pedindo no final uma grande salva de palmas. Segundo a presidente da Santa Casa de Campo Grande, Dra. Alir Terra Lima, “Dr. Fabrício é parceiro de longa data da Santa Casa, sempre priorizando eventos humanizados para apoiar pacientes em suas jornadas de tratamento.”
O setor oncológico da Santa Casa é essencial na prestação de serviços de saúde a pacientes com câncer. Regulados pelo Sistema Nacional de Regulação do Ministério da Saúde – SISREG, o serviço atende mais de 500 consultas em oncologia clínica todos os meses, além de oferecer tratamentos nas áreas de hematologia e oncologia cirúrgica. “O compromisso é fornecer atendimento especializado e abrangente, incluindo quimioterapia, medicação oral, e internação quando necessário,” explica a enfermeira Glauciani Nolasco, Coordenadora do Serviço de Oncologia da Santa Casa.
O evento contou com a presença da Dra. Alir Terra Lima, Presidente da Santa Casa, Engenheiro Jary de Carvalho e Castro, Vice-Presidente, e Dr. João Nelson Lyrio, Diretor de Finanças, bem como membros da diretoria executiva, médicos e enfermeiros do setor oncológico do hospital. A ocasião uniu aqueles que estão na linha de frente na luta contra o câncer, destacando a importância de todos os envolvidos nessa nobre missão.